logo

GOVERNO FEDERAL

Fávaro é confirmado ministro da Agricultura e diz que há espaço para avanço do agro

O Senador foi anunciado para o Mapa na última leva de ministros escolhidos por Lula nesta quinta-feira (29)


Por Reinaldo Fernandes

img

Foto: Roberto Stucker

O senador Carlos Fávaro (PSD) foi confirmado ministro da Agricultura no início do próximo governo de Lula (PT). Fávaro participou do anúncio nesta quinta-feira (29) dos últimos 16 ministros dos 37 que vão compor o terceiro mandato de Lula.
 

Na entrevista que concedeu logo após o anúncio, Fávaro disse que o agronegócio é o setor econômico “mais próspero” no país e com espaço para manter o crescimento.
 

“O agro é o setor mais próspero do Brasil, com um enorme espaço para crescer e nenhum milímetro para retroceder. [Com] avanço responsável, sustentável, contemporâneo, aliado a tudo que há de mais moderno e mais seguro”, afirmou.
 

Fávaro foi coordenador do grupo de trabalho do agronegócio na equipe de transição. Cada GT ficou responsável por elaborar um resumo da situação do setor temático e apontar medidas para mudanças a partir de 2023.
 

Ele contrapôs o desenvolvimento do agronegócio com o problema da insegurança alimentar no país, assunto que voltou ao foco das atenções na retomada da economia após a pandemia.


LEIA TAMBÉM: Morador mostra abandono do sistema de distribuição de água em Reserva do Cabaçal; veja vídeo
 

“É um desafio que assumo com o cuidado de quem sabe que está cuidando da comida no prato da própria família, de uma trajetória de vida que começa muito antes de mim e eu sei que vai além. Os cargos são temporários, mas os erros nos perseguem por toda a vida e é por isso que eu digo que o Brasil poderá contar com meu compromisso e trabalho incansável”, disse.
 

Fávaro já foi presidente da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho), da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores de Lucas do Rio Verde, polo do agro em Mato Grosso. 
 

Seu atual mandato de senador iniciou em 2020 com a cassação da ex-juíza Selma Arruda, eleita em 2018. No mesmo ano, ele venceu a eleição complementar ao cargo, que deverá ocupar até 2026.


Clique aqui e fique sempre informado com as principais notícias da região. 
 


ECONOMIA

Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil começa a valer em janeiro de 2026

Segundo o governo federal, a medida deve beneficiar cerca de 25 milhões de brasileiros.


OUVIDORIA ITINERANTE

AGERR Pantanal promove ação “Ouvir de perto para agir melhor” em municípios do Oeste de MT

Iniciativa aproxima a Agência da população e reforça o compromisso com a transparência nos serviços de saneamento.


POLÍTICA

Deputados aprovam proposta que dificulta aborto em crianças e adolescentes

A medida anula a Resolução nº 258/2024 do Conanda, que definia diretrizes para o atendimento humanizado de meninas vítimas de estupro no sistema público de saúde.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.